BEM VINDOS!

A ESCOLA MUNICIPAL MÉXICO FAZ PARTE DA 2ª CRE E ESTÁ LOCALIZADA EM BOTAFOGO, TRADICIONAL BAIRRO DA ZONA SUL CARIOCA. VIZINHA DOS BAIRROS HUMAITÁ, URCA, JARDIM BOTÂNICO E COPACABANA ATENDE ESTUDANTES DAS REDONDEZAS, PRINCIPALMENTE DA COMUNIDADE SANTA MARTA, ALÉM DA ROCINHA, TABAJARA E CHAPÉU MANGUEIRA. POSSUI 13 TURMAS NOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO, DO 1º AO 5º ANO, 2 CLASSES ESPECIAIS E 1 SALA DE RECURSOS. À NOITE ATENDE AO PEJA COM 5 TURMAS DO 5º AO 9º ANO. NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA BASEIA-SE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE PREPARANDO-O PARA ATUAR COMO CIDADÃO, CONHECENDO SEUS DIREITOS E DEVERES. A ESCOLA OFERECE ENSINO DE QUALIDADE, COM PROFESSORES EXPERIENTES, AULAS DE MÚSICA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA E PASSEIOS PEDAGÓGICOS. ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR NOSSO TRABALHO VALORIZANDO AS ATIVIDADES DESEMPENHADAS POR NOSSOS ALUNOS.

domingo, 9 de setembro de 2012

E O TRABALHO CONTINUA... COM MUITA DIVERSÃO!

Como sempre o tempo passa e quando nos damos conta muitas coisas deixaram de ser compartilhadas... É assim mesmo. Quem trabalha em escola já sabe que os dias são corridos e 24 horas são poucas para tanto planejamento, execução, replanejamento... Diante disso tudo nosso blog ficou um pouquinho parado, o que não significa que a Escola México esteve parada também. Quantos acontecimentos! Ainda não será dessa vez que vamos expor tudo aqui, mas por hora vai um resumo das atividades do segundo semestre até setembro, com muitas fotos para que professores, alunos, responsáveis e visitantes vejam ou se recordem que apesar do trabalho sério o amor e a diversão estão presentes em tudo o que fazemos. 

E que tal começarmos com o 2º ano compenetrado em uma de suas atividades sobre o Folclore? Precisa perguntar se eles estavam felizes?




Em agosto nossa escola teve a honra de participar da Feira de Ciências na UERJ. A turma 1501 preparou tudo com muito esmero e tivemos um dia agradável compartilhando experiências com outras escolas. A fala dos organizadores, as animações apresentadas, ver o seu trabalho reconhecido e aplaudido emocionou nossos alunos que chegaram a chorar durante a exibição dos videos no auditório. E graças ao trabalho da professora Denise com a turma, baseado na Revista Ciência Hoje, aprendemos como retirar e observar o DNA de frutas. Nas fotos podemos ver nossos cientistas em ação.














Nossa! Só isso já deu pra cansar? Então beba um pouquinho d'água, recupere o fôlego e siga em frente porque tem muito mais. Vamos voltar para a escola e visitar um cantinho que andava meio esquecido. Era o espaço destinado à horta, revitalizado após o resultado da Feira de Ciências. A iniciativa partiu das professoras Marcia Soriano (Educação Física) e Denise Cruz (4º e 5º ano) que levaram a proposta à Direção. E se 3 cabeças pensam melhor, o que dizer de 4, 5, 6... Sim, porque a escola está se envolvendo com a horta e várias turmas já possuem seu próprio canteiro. Neles estão sendo plantados boldo, salsa, abóbora... e temos um canteiro com flores também! Ainda é o começo e quando estivermos literalmente "dando frutos" e folhas e flores voltaremos com as novidades. Por enquanto fiquem com as fotos que mostram o passo a passo com os alunos trabalhando sob a supervisão e ajuda dos professores Getúlio (Sala de Leitura), Marina (1º ano e CE DI 2) e Denise.



















Bom demais!!! Mas não paramos por aí. Como outras Unidades Escolares recebemos este ano   o PEJA noturno. Muita correria para matricular os novos alunos, conseguir professores, etc. Mas valeu a pena! A equipe é nota 10! E o PEJA já está ficando com "a cara" da Escola México. Para começar vamos ver nossos alunos trabalhando pra valer em cima dos textos sobre diversidade para o Encontro dos estudantes do PEJA que acontecerá em 29 de setembro. As aulas foram dinâmicas e diversos assuntos foram discutidos: identidade de gênero, preconceito, questões raciais, religiosas, drogas, ética... Cada professor buscou o assunto com o qual tinha mais familiaridade e os alunos puderam trabalhar com uma gama de textos, videos, gráficos, enfim, vários suportes que serviram como temas para as discussões e confecção de uma carta aberta falando sobre diversidade, igualdade, desigualdade e escola. Contamos também com a presença de FURNAS que trouxe para a nossa escola uma palestra sobre reciclagem, uso consciente de recursos naturais e economia de energia. Vamos conferir?


















Depois de um dia longo de trabalho... mais trabalho! Que bom! Porque ao final de cada reunião sempre temos quitutes deliciosos para apreciar. Nas fotos abaixo a torta salgada feita pelo Professor Fernando e o bolo para comemorar o aniversário do professor Jobson e logo a seguir mais quitutes deliciosos dessa vez para comemorarmos a formatura de 14 alunos do PEJA. Isso mesmo! No último COC alunos do Bloco 2 que alcançaram as 3 UP concluíram o ensino fundamental. Ficamos muito orgulhosos e emocionados com todos. Desde nossa querida Rafaela, a mais jovem, até o orador, Sr Laerte, que emocionou a todos. Do alto dos seus 85 anos (não parece mesmo!) ele ainda vai muito longe! Parabéns a Norma e Jaciara que no dia seguinte ao resultado já fizeram suas matrículas no Supletivo do ensino médio. Boa sorte para Rafaela que fará o concurso para o Pedro II. Inteligência e talento ela já tem de sobra, assim como todos os nossos formandos que, temos certeza, trilharão seus caminhos de sucesso daqui para frente. mais sucesso! Isso foi só o começo!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário