BEM VINDOS!

A ESCOLA MUNICIPAL MÉXICO FAZ PARTE DA 2ª CRE E ESTÁ LOCALIZADA EM BOTAFOGO, TRADICIONAL BAIRRO DA ZONA SUL CARIOCA. VIZINHA DOS BAIRROS HUMAITÁ, URCA, JARDIM BOTÂNICO E COPACABANA ATENDE ESTUDANTES DAS REDONDEZAS, PRINCIPALMENTE DA COMUNIDADE SANTA MARTA, ALÉM DA ROCINHA, TABAJARA E CHAPÉU MANGUEIRA. POSSUI 13 TURMAS NOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO, DO 1º AO 5º ANO, 2 CLASSES ESPECIAIS E 1 SALA DE RECURSOS. À NOITE ATENDE AO PEJA COM 5 TURMAS DO 5º AO 9º ANO. NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA BASEIA-SE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE PREPARANDO-O PARA ATUAR COMO CIDADÃO, CONHECENDO SEUS DIREITOS E DEVERES. A ESCOLA OFERECE ENSINO DE QUALIDADE, COM PROFESSORES EXPERIENTES, AULAS DE MÚSICA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA E PASSEIOS PEDAGÓGICOS. ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR NOSSO TRABALHO VALORIZANDO AS ATIVIDADES DESEMPENHADAS POR NOSSOS ALUNOS.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ESCOLA ABERTA - RIO 450 ANOS

Em 2015, em decorrência do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, inserimos o estudo de diversos aspectos da nossa cidade (histórico, geográfico, político e artístico) no projeto Político Pedagógico da escola, que visa contemplar a cidadania.
Nosso objetivo era que os alunos pudessem se perceber como cidadãos cariocas, valorizando a Cidade Maravilhosa, o bairro Botafogo, no qual estamos localizados e a Comunidade do Santa Marta, endereço da maioria dos nossos estudantes.
Após a reunião inicial com o corpo docente, cada turma encaminhou  o projeto  de acordo com o conteúdo do ano escolar e os interesses e aptidões  dos alunos e professores.
Ao longo do ano foram feitos diversos passeios e pesquisas que envolveram toda a comunidade escolar  fazendo com que a nossa escola se transformasse em uma enorme oficina na qual dia a dia vimos talentos despontarem através dos desenhos, das músicas, das poesias, das histórias, maquetes, filmagens  e todos os trabalhos gerados após estudo, empenho e muita criatividade e animação.
As professoras Marina Carneiro, Marcia Alves e Adriana d’Agosto, das turmas de Educação Infantil, juntamente com a professora Mariana Kolomitzeff fizeram uma surpresa para os alunos com a apresentação do personagem Zé Mané, um menino recém-chegado  de outro estado, ansioso para conhecer o Rio de Janeiro.  A empolgação do Zé animou as crianças, que quiseram fazer um tour pela cidade com o novo amigo, para mostrar alguns de nossos pontos turísticos mais famosos. O Zé vai permanecer com a Educação Infantil até o final do ano, pois está tendo um rico aprendizado com os nossos alunos.
Os alunos da Classe Especial, auxiliados pela professora Heldenir Aquino e por seus responsáveis, participaram de inúmeros passeios ao longo do ano, visitando a Quinta da Boa Vista,  o Zoológico, o Museu Nacional da UFRJ e o Museu do Índio. Além disso  foram ao circo e ao cinema. O convívio em todos esses lugares e a interação com os demais colegas da escola gerou a mostra Integração, com exposição de fotos que evidenciaram a participação dos alunos em todos os eventos.
As turmas 1101 e 1102 leram a Coleção do Mico Maneco e, pensando no que “Cabe na Mala”, usaram toda a criatividade ao lado das professoras Juliana Machado e Isabela Lobo e começaram a listar tudo o que cabe no Rio de Janeiro, passando pelo calçadão de Copacabana, pelos Arcos da Lapa com o bonde de Santa Teresa, comparando imagens antigas e modernas e as transformações pelas quais a nossa cidade passou. Desse passeio surgiram músicas e textos coletivos que encantaram a todos.
A professora Edna Albuquerque guiou os alunos da turma 1103 pelo mundo da leitura. Ao longo do ano as crianças fizeram empréstimos de livros que puderam levar para casa e compartilhar com a família. Desta experiência surgiu o acervo de histórias desenhadas e recontadas que fizeram parte do subprojeto Rio, uma cidade de leitores. Com o “Carioquice”, os alunos soltaram a imaginação nas festividades do dia das mães, dos pais e folclore, entre outros, dando vida aos algarismos que formavam o 450, criando diversos personagens, entre eles, o saci carioca.
Para comemorar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a turma 1201, sob a direção da professora Monica Borioni, desenvolveu atividades com a personagem do livro Maria-Vai-Com-As-Outras, da Sylvia Orthof.  A personagem proporcionou ao aluno leitor a reflexão sobre uma atitude mais autônoma e responsável e foi convidada por eles a caminhar pelo Rio, da Lagoa Rodrigo de Freitas ao Corcovado.
A turma 1202, juntamente com a professora Andréia Marques, retratou as belezas da nossa cidade através de painéis com técnicas de artes, como recorte e colagem entre outras. A turma participou com entusiasmo das atividades e sugeriu quais paisagens seriam retratadas, incluindo a Comunidade do Santa Marta.
Muitos alunos da Escola México são filhos de pequenos comerciantes na Comunidade do Santa Marta. Sendo assim, as turmas 1301 e 1303, auxiliadas pela professora Denise Cruz,  fizeram uma pesquisa de campo para conhecerem mais a respeito dos botecos existentes no morro e a vida de seus proprietários, antigos moradores do local, que foram entrevistados pelas crianças. As frases encontradas no comércio e os quitutes chamaram atenção dos pequenos, o que gerou a ideia de se reproduzir um “boteco” na culminância do projeto, com muito caldinho de feijão, quibe, ovo colorido e sanduíche de mortadela, que fizeram um enorme sucesso.
A professora Fabiana Diógenes buscou, com os alunos da turma 1302, refletir sobre o jeito de ser do carioca, embalado por algumas canções que são a cara do Rio, como: Garota de Ipanema, Ela é Carioca, Samba do Avião, A Voz do Morro, O Campeão e O Rap da Felicidade. Essas músicas exaltam a beleza da mulher, a alegria, a simpatia, o amor ao futebol, a descontração, o bom humor, o gosto pela praia, pelo samba e o funk. Os alunos puderam se expressar através da criação de mosaicos, painéis e textos de opinião.
A turma 1402, orientada pela professora Fabiana, criou o subprojeto “Gentileza gera gentileza”, que teve como objetivo apresentar o Profeta Gentileza como uma personalidade do Rio de Janeiro. Um pregador que se tornou conhecido por fazer inscrições sob um viaduto na Avenida Brasil. Partindo da questão “Se você fosse o profeta Gentileza, o que você pregaria aos cariocas?” foram produzidos cartazes, ao embalo da música Gentileza, do Gonzaguinha.
A professora Aldenira Nascimento levou a turma  1401 a mergulhar  de cabeça no bairro de Botafogo. Em sua classe o projeto teve início com a música “Pindorama”, do grupo Palavra Cantada, pois o objetivo era desenvolver a percepção da presença dos índios em nosso país e na cidade do Rio de Janeiro. Após esse trabalho, outra música do mesmo grupo: “A Bola”, foi utilizada para que as crianças pudessem adquirir  noções espaciais de rua, bairro, cidade, estado, país e continente. Em seguida foram realizados diversos passeios pelo bairro, onde foram feitos registros sobre as características e histórias de Botafogo. Após o passeio ao Morro Santa Marta, os alunos construíram uma maquete do morro feita com material reciclado. Além disso foi feito um estudo sobre a nossa escola, em que os alunos tiveram a oportunidade de realizar um vídeo com o auxílio do Diego, oficineiro do Mais Educação, além de escrever lindas poesias.
A professora Eliane Oliveira criou, com os alunos do 5º ano, o subprojeto “Você conhece o Rio de Janeiro?” elaborado para incentivar o gosto pela leitura e mostrar aos estudantes leitores um novo mundo cheio de descobertas e sonhos onde cada um pode elaborar, criar, inventar e modificar os textos, resultando em uma aprendizagem diversificada e significativa. Os alunos tiveram acesso a diferentes fontes de informação como imagens, documentos e  gráficos. Material com o qual puderam analisar e  relacionar informações que ganharam forma nas maquetes criadas pelo grupo.
A culminância do projeto Rio, 450 anos ocorreu no dia 29 de outubro em clima de festa, em um evento com escola aberta, para toda a comunidade. Todos se envolveram nos preparativos, na montagem e apresentação. Responsáveis, convidados, profissionais e alunos sentiram a emoção de ver o fruto de um trabalho realizado com tanto empenho por todos.

Escola Municipal México (02.04.012)
Diretora – Marcia Giannini
Diretora Adjunta – Andréa Castanheira
Apoio à Direção – Janine de Loureiro Maior



















Nenhum comentário:

Postar um comentário